Bom dia - Itabira, terça, 26 de março de 2019


Viver
italimp
Telas

Obras retomadas na ETA Chapada

Saae Itabira - Publicado: 14/03/2019 às 17:50:42

Para tentar resolver a falta d'água nos bairros Chapada e Boa Esperança, está ocorrendo o investimento para a solução definitiva que beneficiará aproximadamente quatro mil pessoas.

Paralisada há quase dois meses, devido a uma ação judicial, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira reiniciou, na semana passada, as obras de construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Chapada.

O diretor-presidente da empresa pública, Leonardo Ferreira Lopes, disse que a oferta de água no bairro é insuficiente e o problema se agravou com o crescimento populacional da região nos últimos 12 anos.

O abastecimento, atualmente realizado por meio de poço artesiano, não supre a necessidade dos moradores.

A expectativa da aposentada Lourdes Lisboa Ribeiro, moradora da região, é que a ETA resolva definitivamente o problema. “Principalmente no fim de semana, que a água do Saae não cai mesmo. Com essa obra, espero que melhore para todo mundo”.

“Até então, essas casas não tinham acesso a tratamento adequado de esgoto, que era despejado no córrego que faremos a captação de água para a ETA. Agora, os moradores contam com o benefício de fossas biodigestores e nós sabemos que para cada investimento em saneamento básico, geramos economia ainda maior à saúde pública”, explicou o diretor-presidente.

Para Naévio Merquíades Lopes, que também mora na região, a instalação das fossas deixará a água “mais pura”. “O esgoto de todos aqui jorrava para o córrego. Eu acho que vai melhorar muito porque tira a contaminação da água, fica melhor e todo mundo pode usar”, avaliou o aposentado.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder