Boa madrugada - Itabira, segunda, 20 de maio de 2019


Viver
italimp
Câmara

Metabase faz balanço de seis meses da gestão

“Pegamos a instituição no vermelho” - Publicado: 22/04/2019 às 13:33:28

A diretoria do Sindicato Metabase fez um balanço da gestão da atual diretoria que completa seis meses de atuação, desde 16 de outubro do ano passado. A instituição sindical que representa aproximadamente 20 mil trabalhadores de 30 cidades, teve o impacto do enquadramento na reforma trabalhista, quando a contribuição deixou de ser obrigatória e ainda caiu pela metade, o equivalente agora a meio dia laboral de cada trabalhador.

Uma medida provisória ainda em andamento tenta obrigar as contribuições a serem realizadas apenas por boleto bancário, colocando fim ao desconto em folha. “Esperamos que essa proposta seja considerável inconstitucional. Deve ser apenas uma manobra pra tirar o foco da reforma previdenciária”, explica o presidente André Viana, em seu discurso, durante entrevista coletiva, ladeado de sua diretoria, dia 22 de abril, na sede da instituição. A dívida deixada pela gestão passada seria de aproximadamente R$ 300 mil.

O diretor-tesoureiro do Sindicato Metabase, Flávio Geraldo do Carmo, endossou o pronunciamento do presidente. “O Sindicato estava sem gestão, assim tivemos que implantar padrões financeiros, como controle diário de fluxo de caixa. Desde uma faxineira e até o diretor faziam compras! Agora revisamos contratos e implantamos novos sistemas para sairmos do vermelho. Agora se compra com licitação para tentar manter o equilíbrio, e mantermos os 64 funcionários que temos,” destacou.

André ainda garantiu que houve economia na energia elétrica e no fornecimento de água, além de primarizar as atividades no bar instalado na sede Campestre. “Agora estamos obtendo receita no bar. A credibilidade fez aumentar em 160 sócios em seis meses, devido à gestão empresarial que implantamos, trazendo benefícios aos cerca de quatro mil sócios. Pegamos a instituição no vermelho,” garantiu o presidente.

Jurídico

Liderado pela advogada Dafne Andrade, a equipe jurídica obteve conquistas conforme informado durante a entrevista. “Vamos propor algo em torno de 50 ações para movimentar o cenário jurídico. Porque as empresas não estão cumprindo os acordos trabalhistas,” disse Dafne.

Semana do Trabalhador

Pela primeira vez Itabira terá a Semana do Trabalhador, projeto de lei do vereador Andre Viana (Pode). Várias atividades serão realizadas, a maioria aberta ao público entre 29 de abril e cinco de maio, com patrocínio de parceiros em 70% dos custos. “Teremos show com Zé Geraldo na praça do Areão, dia 30, pré-feriado. Sorteio de brindes, entre eles três motos zero quilômetro para associados do Sindicato Metabase. Quarta (1º), no clube as finais dos torneios e a corrida rústica já com mais de 300 inscritos, atividades infantis gratuitas, para de duas a três mil pessoas, com a entrada sendo um quilo de alimentos não perecíveis,” concluiu Viana.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder