Boa madrugada - Itabira, segunda, 20 de maio de 2019


Viver
italimp
Câmara

Pedido de vistas adia empréstimo milionário

Vereadores confirmam reajuste - Publicado: 14/05/2019 às 21:03:57

O Projeto de Lei (PL) para contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal solicitando empréstimo milionário da Prefeitura de Itabira foi retirado da pauta por pedido de vista do vereador Reginaldo Santos (PTB), na reunião ordinária da Casa Legislativa, dia 14 de maio. A matéria apresentada solicitava crédito de R$ 45 milhões, destinados em obras de infraestrutura e expansão do espaço físico do campus de Itabira da Unifei (Universidade Federal de Itajubá).

Por solicitação do plenário foi incluindo na pauta de votações o PL que premite revisão anual dos salários dos servidores públicos. Em assembléia do Sintsepmi (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira), o funcionalismo público aceitou o reajuste de correção da inflação, de 5,57%, por unanimidade. A matéria ganhou duas emendas que incluem na relação de beneficiários os servidores do legislativo. O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha (PTB) convocou reunião extraordinária para a próxima sexta-feira (17), às 9h, para a votação em segundo turno da matéria.

O PL que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial ao Orçamento Fiscal do Município de Itabira para compra de caminhão-pipa avaliado em R$ 300 mil voltou à pauta de votações. Caso semelhante, ao PL que Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e dispõe sobre a Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, e foi aprovado.

Também foi aprovado em primeiro turno o PL que corrige área de doação do município ao Estado de Minas Gerais, ocupada pelo 26º Batalhão de Policia Militar, no bairro Fênix. Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Associação Flores do Carmo Tecelagem Artesanal.

Em segundo turno foram aprovados: o PL que institui “A Semana Da Juventude Autêntica Liberdade sem álcool” dedicado à realização de campanha e de ações educativas para a prevenção ao alcoolismo, de autoria do vereador Reginaldo das Mercês Santos (PTB); e o PL que cria em Itabira “A Semana Municipal de Conscientização à Violência Contra Mulher no Município de Itabira/MG.”

Diretor-presidente da Itaurb não compareceu

O diretor-presidente da Itaurb (Empresa de Desenvolvimento de Itabira), Sebastião Onofre da Silva “Tãozinho” não foi à Casa Legislativa, atendendo convocação obrigatória. Ele está de férias e foi substituído Cláudio José dos Santos (foto), em exercício na função. A situação gerou polêmica entre os vereadores no plenário, já que o requerimento aprovado na reunião ordinária do dia 30 de abril convoca nominalmente o diretor-presidente.

Os vereadores sabatinaram o funcionário de carreira da empresa pública, e debateu as demissões dos rondantes. O vereador Weverton Andrade “Vetão” (PSB), autor do requerimento avaliou o debate. “Apesar de não ser o presidente oficial, o represente da Itaurb disse que o processo das demissões é inevitável e, infelizmente vamos recorrer à justiça contra essa ação. Até sugeri que esses vigilantes sejam afastados, sem salários, para encaixá-los posteriormente após a recuperação financeira da prefeitura,” disse.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder