Boa madrugada - Itabira, segunda, 20 de maio de 2019


Viver
Glutton
Telas

Defesa Civil do Estado anuncia simulação em Itabira, dia 29 de junho

Vale terá aplicativo para ajudar na evacuação, se necessário - Publicado: 15/05/2019 às 13:41:27

A imprensa se reuniu dia 15 de maio, no Parque Municipal Mata do Intelecto, onde se localiza a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o gabinete de segurança nas barragens da Vale em Itabira. A mineradora enviou representantes que não participaram do encontro com os jornalistas. Os que se pronunciaram foram: tenente-coronel Flávio Godinho Pereira, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado; capitão Pierry Ribeiro, comandante da 83ª Companhia da Polícia Militar do 26º Batalhão; tenente Marlon Medeiros, comandante do 6º pelotão do Corpo de Bombeiros Militar instalado em Itabira; e Priscila Braga Martins da Costa, secretária municipal de meio-ambiente, onde está instalado o Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil).

Na entrevista coletiva, tenente-coronel Godinho anunciou o simulado de evacuação no caso de rompimento das barragens da Vale em Itabira, para 29 de junho, às 15h. Durante a manhã da mesma data, os envolvidos na ação vão se reunir para deliberar sobre as ações que serão tomadas durante o treinamento. O coordenador da Defesa Civil do Estado, disse também que uma aplicativo será disponibilizado pela Vale, com orientações para o público, sobre área de autossalvamento, pontos de encontro e rotas de fuga. A ferramenta estará disponível em breve nas lojas de aplicativo, gratuitamente.

“Estamos em Itabira dando todo apoio a esse município. Os trabalhos iniciaram há meses atrás com um censo de casa em casa, para fazer um levantamento de todas as pessoas que irão participar desse simulado. Foi um trabalho muito grande envolvendo aproximadamente 12 mil pessoas para o evento de 29 de junho. Uma reunião preliminar vai explicar a comunidade como tudo vai acontecer. Essa semana, aqui no Posto de Comando foram realizadas reuniões com todas as agências de Defesa Civil envolvidas. A Vale deu todo o apoio necessário para se fazer o trabalho, com logística e informações sobre a projeção de lama caso aconteça o rompimento. A geotecnia da Vale está estável e sem alteração de nível ou necessidade de evacuação. Está tudo em normalidade,” disse tenente-coronel Godinho.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder