Boa tarde - Itabira, segunda, 24 de junho de 2019


Viver
Prefeitura de Itabira
Camara

Maio Roxo: AMDII orienta a população

Na praça do Campestre - Publicado: 19/05/2019 às 11:50:46

O sábado (18), foi de orientação a sociedade sobre doenças inflamatórias intestinais, na praça José Maximo Resende, no Campestre. Dezenas de pessoas conferiram no evento: café da manhã especial; dicas de especialistas; necessidade de diagnóstico correto; atenção oferecida gratuitamente à pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) através da Clínica Doutor Barros, com a equipe liderada pelo sócio-proprietário, Eugênio Barros; informações nutricionais; e sobre sintomas das enfermidades e necessidade do tratamento adequado; além de aferição de pressão arterial.

Todos os serviços foram gratuitos por meio da AMDII (Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais), presidida pela enfermeira itabirana, Bruna Diniz. “Tivemos um dia de integração com as pessoas e mostramos formas de se vencer o preconceito. Foi um dia muito legal que usamos para conscientizar as pessoas,” disse. As enfermidades são: retocolite ulcerativa, e a mais severa, doença de crohn. Os sintomas são parecidos com outros distúrbios, o que adia o diagnóstico, interferindo no tratamento precoce para amenizar o quadro.

A doença de cohn pode acometer qualquer parte do sistema intestinal, desde a boca até o ânus; já a retocolite afeta o intestino grosso. Ambas têm apenas tratamento, devido a ser um distúrbio crônico. Os principais sintomas são: dores fortes abdominais, perda de sangue nas fezes, diarréia constante e severa, fraqueza, perda de peso e febre. Apenas médicos gastroenterologistas ou coloproctologistas, através de exames específicos, podem realizar um diagnóstico preciso.

Estamos no maio roxo, período do ano voltado para conscientização da população sobre doenças inflamatórias intestinais, data definida por lei federal e regularizada em Itabira, através de decreto municipal. Confira mais fotos do evento no link da Fan Page do site: https://www.facebook.com/pg/euclideseder/photos/?tab=album&album_id=2235927406671096. Contatos com os membros da Associação pelo site www.amdii.org.br ou por whatsapp (31) 97560-9304.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder