Bom dia - Itabira, sábado, 21 de setembro de 2019


Viver
Acita WIN
Telas

Aapitar comemora dez anos de fundação com Seminário

Especialistas em apicultura mostram situação - Publicado: 09/06/2019 às 16:35:47

No sábado (8), a Aapitar (Associação dos Apicultores de Itabira e Região) recebeu estudantes, profissionais do segmento e interessados em explorar essa cultura, para a primeira edição do Seminário de Apicultura. O evento gratuito, comemorou dez anos de fundação da Aapitar e teve a adesão de quase cem pessoas, de Itabira e de cidades onde há a apicultura. Quatro especialistas mostraram a forma correta de manejo, situação do mercado, novas tendências, tecnologias, fórmulas para se estabelecer no mercado, e ampliar a linha de produção.

Palestraram: a doutora Esther Bastos, sobre perspectivas de mercado e inovação; o professor Dejair Message, destacando benefícios da troca de rainhas e a genética; o professor do Instituto Federal de São João Evangelista, Roberto Carlos Alves, abordando o tema gestão da produção de mel; e o apicultor Robson Souza Raad, dando orientações sobre manejo para alta produtividade de mel. Ao final do encontro houve mesa redonda, quando os palestrantes responderam perguntas do público.

O evento solicitou ao participante a doação de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Banco de Alimentos, para doação a entidades beneficentes cadastradas. Na abertura do Seminário de Apicultura, o presidente da Aapitar, Antônio Carlos Mariano, e o tesoureiro, Anísio Lacerda, deram boas vindas aos participantes e explicaram o fortalecimento da associação ao longo desses dez anos, contribuindo para o segmento se manter ativo.

Várias associações ligadas à apicultura estiveram presentes: Aapitar (Itabira), Apimel (Rio Piracicaba), Apisab (Sabinópolis), Afa (Ferros), Apivir (Virginópolis) e Apisgra (São Gonçalo do Rio Abaixo). Segundo a organização do evento, entre os inscritos havia representantes de 12 cidades: Itabira, especialmente da localidade de Ribeirão São José, Sabinópolis, Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, São João Evangelista, Dom Joaquim, Antônio Dias, Ferros, Virginópolis e Matheus Leme.

O evento teve apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica a Expensão Rural do Estado de Minas Gerais), Prefeitura de Itabira e Câmara Municipal de Itabira. Os patrocinadores foram: faculdade UNA, Sindicato Rural de Itabira, Cenibra e Mel Santa Bárbara. Os participantes receberam certificado.   

Aapitar

A associação começou dia oito de dezembro de 2008, pela necessidade de unir os produtores. A idéia saiu do papel dia quatro de junho de 2009 fortalecendo a cultura, promovendo capacitação, ganhando experiência e organizando a categoria.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder