Boa tarde - Itabira, sexta, 06 de dezembro de 2019


Viver
Prefeitura de Itabira
CDL Itabira

Simulado de emergência de Itabira poderá ter até 19 mil participantes

Previsão de 15 mil pessoas - Publicado: 13/08/2019 às 13:42:10

A Prefeitura de Itabira aguarda que a mineradora Vale disponibilize até o dia do simulado de emergência das barragens, marcado para sábado (17), 15h o dispositivo para as lojas de aplicativos de smartphones, e assim aumentar a orientação da população sobre o comportamento dos moradores da área de mancha, que podem ter atingidos por rejeito de minério, na situação de emergência, caso acorra rompimento das barragens instaladas no perímetro urbano. Ao total são 17 dispositivos de contenção, mas 11 são consideradas de maior volume, sendo por conseqüência alvo de maior atenção.

Segundo a secretária municipal de meio ambiente, Priscila Braga Martins da Costa, o treinamento, será para 15 mil participantes, mas o planejamento comporta até 19 mil pessoas, em 27 bairros. A central de monitoramento e de operações está sendo instalada na sede da secretaria, na Mata do Intelecto, e dia 13 funcionários uniformizados da empresa Vale estavam no local, organizando o espaço e se preparando para cinco dias de atividades, desde quarta-feira (14), até o domingo (18), quando as autoridades envolvidas devem fazer o balanço do evento.

“O simulado deve durar 60 minutos. Nesse período algumas linhas de coletivos, dos bairros João XXIII, Fênix, Praia e Gabiroba, nas 93 Zonas de autossalvamento (ZAS) devem ter alterações pontuais, se a pessoa não estiver na área de mancha deve ficar em casa, e os demais se dirigir aos pontos de encontro, algumas na área rural para quatro pessoas, e outras como a do bairro Fênix, para até mil moradores. As pessoas que tem limitações de locomoção, em média 800, já estão cadastradas e serão acompanhadas pelos orientadores de rota. Os acamados não vão participar. Hospitais estarão funcionando normalmente,” disse Priscila Braga.

As estradas de acesso a Itabira, nas entradas da cidade, incluindo os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, estarão fechadas, assim como as vias que ligam aos municípios de João Monlevade, Nova Era, Santa Maria de Itabira e Bom Jesus do Amparo. “Pedimos que as pessoas fiquem calmas. Sempre faremos periodicamente o simulado em Itabira, como prevenção, para termos cada vez mais segurança, prevenindo através desse ensaio, para tirar dados e cada a vez mais termos a noção real da situação que vivemos,” detalhou a secretária municipal. A Defesa Civil de Minas Gerais decidiu pelo simulado, dia 17, ás 15h em Itabira.  

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder