Boa noite - Itabira, segunda, 18 de novembro de 2019


Câmara de Itabira
Prefeitura de Itabira
Telas

Dengue: 1859 casos suspeitos, de 35 a 45 confirmados

Indefinição de confirmados, devido ao exame - Publicado: 07/11/2019 às 14:09:14

Semanalmente a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), pesquisa casos suspeitos e confirmados de dengue. A atenção é redobrada devido ao clima de calor intenso, com chuvas esporádicas, que impactam nos inservíveis, retendo água. A temperatura também contribui no ciclo do mosquito, que se torna mais rápido. Foram detectados 1859 casos notificados, 35 suspeitos apontados através de exame clínico-epidemiológico, e 45 verificados por exames laboratoriais, apurados dia cinco de novembro.

“Essas chuvas mesmo em pequena quantidade tem contribuído, na aceleração do processo de criação do mosquito alado, vetor da doença. Em uma semana, houve um aumento de focos na casa de 30%. Havia sido localizados pelos ACEs (Agente de Combate a Endemias) 77 focos, e no período seguinte no trabalho de campo, foram cem focos. Por isso lembramos à população sobre o dever de casa, a faxina dengue de dez minutos por semana,” disse Natália Andrade, diretora de vigilância epidemiológica da SMS.

Esses dados cresceram mesmo no período sem chuvas, algo incomum. Normalmente fora do período das águas intensas, há diminuição da quantidade de notificação, o que não ocorreu. Os ovos do mosquito em dormência até por mais de um ano, eclodem, e em uma semana todo o processo de alado é completado. A SMS usa todos os dados como termômetro, e o último Liraa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes), serviu para nortear ações mais incisivas.

“Como sempre lembramos a coresponsabilidade da população em eliminar focos e verificar o entorno das casas, principalmente no quintal, ajudando a equipe de agentes que com olhar clínico, na ativa e preparada, orientam e instruem os moradores como aliados em prol da saúde pública. Quando se tiver qualquer dúvida sobre situação de foco, e risco de proliferação de mosquitos, basta ligar no disque-dengue, 38392600, que há equipes de apoio distribuídos em quatro regiões na qual a cidade foi dividida,” finalizou a diretora Natália.

Contato

Para informações, dúvidas e outros