Boa madrugada - Itabira, sábado, 26 de setembro de 2020


Prefeitura de Itabira
Acita WIN

Pesquisa de preço dos imóveis em Itabira

Planta de valores imobiliários - Publicado: 15/09/2020 às 07:34:06

A Prefeitura de Itabira iniciou pesquisa de preço dos imóveis que será utilizada para a elaboração da planta de valores do município. Esse trabalho, com supervisão da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), é uma etapa paralela ao processo de implantação do novo Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), Sistema de Informação Geográfico Corporativo e Regularização Fundiária de Itabira.

Segundo Marcos Alvarenga Duarte (foto), titular da SMF, cerca de mil imóveis serão visitados até o próximo dia 30 de outubro para que os técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apurem e registrem os dados físicos dos imóveis. “Esse levantamento a campo tem como objetivo criar um valor de referência no mercado itabirano, de acordo com cada região, por meio do registro das informações físicas das edificações”, explicou o secretário.

Para efetivar essa atualização, os técnicos portando crachá e em veículo identificado, solicitaram às imobiliárias as ofertas de venda ativas. Com isso, é possível avaliar a relação de preço, padrão da edificação e região praticado no mercado imobiliário da cidade. Na prática, a equipe está fazendo apenas a vistoria externa dos imóveis, registrando tudo com fotos.

“A avaliação dos imóveis atende a muitas finalidades, entre elas o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é calculado de acordo com o valor de mercado da edificação”, ressaltou Marcos Alvarenga. No entanto, segundo ele, é obrigação do Município manter o cadastro de imóveis atualizado, ou seja, o valor de mercado das construções.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder