Boa madrugada - Itabira, sábado, 26 de setembro de 2020


Prefeitura de Itabira
Acita WIN

APAC Itabira está pronta e aguarda convênio com Estado para inauguração

Sociedade pode contribuir com doações - Publicado: 16/09/2020 às 08:33:50

A semente foi plantada a aproximadamente 15 anos, recebeu adubo e cuidados necessários ao plantio em várias mãos, germinou e cresceu, para em breve dar frutos. Assim está a instalação da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Itabira. A unidade prisional de reintegração social ganhará o nome de "doutor Márcio Ottoboni", fundador do método em 1972, na cidade de São José dos Campos (SP), criando a primeira APAC do Brasil, e tornando-se referência na recuperação de pessoas condenadas pela Justiça.

"Praticamente nossa APAC está pronta, faltam pequenos detalhes como a questão de mobília. Estamos aguardando a data que o Tribunal de Justiça estará marcando, para celebrar o convênio com o Governo do Estado, mas está tudo adiantado, tudo aprovado, esperando a assinatura do Governador Romeu Zema. A unidade começa com processo gradual. Cinco presos daqui e que estão em uma espécie de estágio na APAC de Caratinga, e outros três mais experiente que virão de lá", disse pastor Renato Martins da Rocha, presidente da APAC Itabira.

Após firmar convênio com o Governo do Estado de Minas Gerais, o que deve ocorrer nos próximos dias para manutenção da unidade, será aberto processo seletivo simplificado para contratação de 19 colaboradores. A APAC Itabira terá capacidade para receber até 96 condenados, 72 em regime fechado, e os demais 24 no semiaberto, quando os presos tem a permissão de trabalhar fora do Centro de Reintegração, mas ao final do expediente, retornam para cumprir pena. A cada três dias trabalhados, existe a remissão de um dia na pena.

"Nós estamos na fase de receber as doações, porque até então os recursos foram para a construção civil. Mobília, armários, mesas, estantes, arquivos, e colchões, podem ser doados. Há uma lista disponível com os itens necessários. Gostaria de agradecer todos que contribuíram desde o princípio, esse trabalho só foi possível pela participação de todos, para que pudéssemos chegar onde chegamos", revelou Waldilene Pereira, encarregada administrativa da unidade Itabira.

Além do alto índice de recuperação, outra vantagem considerável para os cofres públicos, é a economia na manutenção. Cada presidiário no sistema convencional chega a custar três vezes mais do que aquele inserido no método APAC. "A manutenção será através do Governo de Minas. A APAC sempre está aberta para doações. Queremos ver os frutos desse trabalho em toda a sociedade. Hoje sim, podemos afirmar que há harmonia na convivência com a comunidade de entorno e a mudança na vida da aqueles que estarão ali cumprindo pena", finalizou pastor Renato.

A unidade fica na rua Itagracel, 201, Córrego do Meio, região rural de Candidópolis. Contatos para encaminhar doações, ou obter mais informações, presencialmente na sala 115, do Fórum Desembargador Drummond, pelo telefone: (31) 98590-1633, ou email: apacitabira@gmail.com. Clique aqui e veja a reportagem em vídeo.

Contato

Para informações, dúvidas e outros

Contatos

contato@euclideseder.com.br
Twitter: @euclideseder