Boa madrugada - Itabira, sábado, 31 de outubro de 2020


Prefeitura de Itabira
Telas RS

Feira Livre deve voltar em meados de outubro

Dia 17 - Publicado: 25/09/2020 às 09:49:02

A Feira Livre dos Produtores Rurais de Itabira está em processo de preparação para reabrir ao público em meados de outubro, a informação foi de William Sampaio Gazire, titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) que tem termo de fomento com a Associação dos Produtores Rurais de Itabira, instituição responsável em organizar o evento semanal, de sábado em Itabira. Diante das restrições impostas pela pandemia, desde março o evento tradicional não está sendo realizado. A reabertura ocorre dia 17 de outubro.

“A Feira Livre tem a operação gerenciada pela Associação. O espaço foi cedido em um acordo de cooperação. A Prefeitura de Itabira entra na parte de fiscalização. Todas as barracas tem que ter alvará de funcionamento, as que vendem gêneros alimentícios, o alvará sanitário. O retorno do evento já está e negociação. Itabira está na faixa verde de contágio do programa Minas Consciente, e isso significa cuidado dobrado, fazendo minhas as palavras da secretária de saúde, Rosana Linhares. Mas as condicionantes preconizadas pelo Ministério da Saúde devem ser seguidas à risca”, disse o secretário.

Na volta, as bebidas alcóolicas serão permitidas, mas o distanciamento será exigido, haverá oferta de álcool para assepsia das mãos, uso de máscaras, além de itens de limpeza para higienização nos sanitários. Dos feirantes, mais da metade são idosos com 60 anos ou mais, e se mostraram receosos quanto a responsabilidade em voltar a funcionar. Outra discussão é sobre a forma de pagamento, se apenas cartão bancário, ou se através de fichas com limpeza frequente, já que a maioria dos comerciantes fazem parte do grupo considerado de maior risco. Como cada barraca gera em média três empregos diretos, do ponto de vista econômico, é viável a reativação do evento.

“A Associação em um ato de muita responsabilidade, paciência e segurança pretende reabrir o atendimento cumprindo todos os requisitos necessários. Eles estão cientes que se algo ocorrer errado é de responsabilidade do próprio feirante. Estamos fazendo a ponte de orientações com a Secretaria Municipal de Saúde, assim acredito que em meados de outubro, com cada um responsável pela sua barraca, sob pena de responsabilizar os demais feirantes, haverá a reabertura. Se tiver aglomeração o dono da barraca deve instruir os clientes para não se aglomerarem. Peço a colaboração de todos os frequentadores”, concluiu William Gazire.

Clique aqui e assista a reportagem em vídeo: https://youtu.be/OvGtXUYpdog

Contato

Para informações, dúvidas e outros